terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Meu Brasil brasileiro

Passados os insuportáveis 15 minutos de fama de Geise e seu vestido cor-de-rosa – que milhares de brasileiras vestem diariamente semelhantes, ou piores, diga-se de passagem – vem a tona o escândalo do ator americano Robin Willians, que fez uma piada imperdoavelmente difamatória contra a nação brasileira.
Me estristece ver este tipo de notícia na televisão e nos jornais. Infelizmente constato que essas matérias sensacionalistas são resultado de um declínio da qualidade jornalística, pura e simplesmente, e não pela falta do que noticiar.
O problema dos alagamentos em São Paulo não foi resolvido, simplesmente parou de chover. Os nossos políticos continuam enchendo meias e cuecas de dinheiro, a revigorada no Rio de Janeiro para receber os jogos olímpicos não anda lá essas coisas... ou então porque não noticias também coisas boas? A economia brasileira anda bem, comerciantes festejam as vendas de final de ano, e alguém sabe a quantas andam as pesquisas da cura do câncer a partir das células tronco? Pois é. As enchentes devastadoras do Rio Grande do Sul passaram, e agora os motirões de pessoas se ajudando mutuamente revela o verdadeiro espírito do natal, mas isso já não dá mais audiência. Enfim, ao invés disso, sei que alguns universitários desocupados não gostaram de um vestido obsceno, e outros tantos brasileiros desocupados não gostaram de uma piada que feriu seu patriotismo.
Logo os brasileiros, que tem um senso de humor tão aguçado! Vale lembrar-vos que temos, em rede nacional, toda terça-feira, um programa de televisão cujo único objetivo é chacotear o que vier pela frente: anônimos, celebridades, presidentes e nações. Quantas vezes já gargalhamos com as versões brasileiras de Bush’s e os recentes Barack Obamas? E o que diriam nossos hermanitos argentinos das piadas a respeito do seu povo, que devem corresponder pelo menos ao 3º lugar entre as favoritas dos brasileiros (logo atrás das de sogra, e de português – opa! E olha aí outra nação sendo cutucada pelas nossas piadas infames!). E o que dizer sobre os tantos comentários sobre palestinos, israelitas, Osamas bin Ladens da vida. Esses sim, eu espero que levem nossas brincadeirinhas na esportiva, porque não consigo imaginar as consequências de uma indignação por parte deles.
Sr Willians, apesar da indelicadeza da sua parte, não se sinta culpado por ter associado o Brasil com tráfico e prostituição. Muitos de nós brasileiros também enxergamos dessa forma. E os outros que realmente deveriam enxergar fazem de conta que perderam esse sentido, a visão.

2 comentários: